Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

Quebra da barreira do som pode fazer surgir gás interestelar


Os (belos) filamentos de gás vistos em nuvens entre estrelas podem ser causados pelo rompimento da barreira do som quando esses astros explodem, sugere um estudo feito na Agência Espacial Europeia (ESA) no Observatório Espacial Herschel.
Esses gases já tinham sido detectados por telescópios infravermelhos antes e os cientistas sabiam as partes mais densas deles são um verdadeiro “berçário de estrelas”. Mas eles nunca tiveram suas dimensões medidas antes. A nova observação mostra que embora o comprimento e a densidade dos filamentos varie, sua largura é sempre a mesma – o que pode ser um sinal do rompimento da barreira do som quando ocorre uma explosão estelar.
filamento (Foto: Esa)

Série de tornados mata 16 pessoas nos EUA


Sete pessoas morreram nos estados do Alabama e Mississippi elevando para 16 onúmero de vítimas dos tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos, informou a imprensa local neste sábado (16).
Cerca de vinte tornados foram registrados na sexta-feira no Mississippi e Alabama, um dia depois que outros 15 atingiram Oklahoma, Kansas e Texas, informou o Serviço Nacional do Clima.
Os fenômenos derrubaram árvores e linhas de alta tensão, arrancaram telhados e espalharam tratores e caminhões pelas estradas.
Muitas das mortes foram registradas nas áreas rurais do Arkansas.Vidro mostra imagem de destruição após o tornado da região de Clinton, no Mississipi (Foto: Rogelio V. Solis/AP)
A tempestade foi tão forte que fez voar por 21 metros um carro com reboque, causando a morte de uma pessoa.
Três das sete vítimas reportadas no Arkansas tinham 7 anos ou menos, informou o departamento de emergências desse estado.

Correios dos EUA estampam Estátua da Liberdade errada em selo


Um selo dos correios dos Estados Unidos imortalizou a Estátua da Liberdade, mas por erro a imagem reproduzia não é a do famoso monumento de Nova York e sim a de um hotel de Las Vegas.
Em vez do famoso monumento, selo traz imagem de réplica da Estátua de Liberdade. (Foto: Reprodução)









O selo foi colocado em circulação em 1º de dezembro passado, mas quatro meses depois a questão foi descoberta pelo jornal "Las Vegas Review-Journal".
O jornal descobriu que a imagem reproduzida no selo de primeira classe corresponde, na realidade, à réplica da estátua que decora desde 1997 o hotel "New York-New York" de Las Vegas.
Os Correios anunciaram que não retirarão de circulação o selo, que certamente passará a ter valor para os filatelistas.

O Sexo e As Minhocas

minhocasDona Mary Droser, paleontóloga da Universidade Califórnia Riverside, descobriu minhocas pré-históricas foram os primeiros seres vivos deste planeta que praticaram sexo. Dá pra ser mais óbvio?  Minhocas faziam sexo antes dos homens das cavernas. Na saudosa Era Neoproterozóica.
As tais minhocas eram bem dotadas, tinham cerca de 30 centímetros, e foram pegas no flagra fossilizadas na Austrália. Morreram durante uma orgia há cerca de 565 milhões de anos. Eram tempos movimentados.
“O modo como aparecem nos fósseis  mostra que os ecossistemas eram complexos desde muito cedo na história dos animais na Terra”, disse Mary Droser, revelando que naquele tempo os relacionamentos já levavam a discussões intermináveis, crises e, portanto, é legítimo pensar que as minhocas foram as precursoras da terapia de casais.
Se há animal com uma vida sexual animadaesse animal é a minhoca. Pertencente ao reino animal, filo dos anelídeos, o seu corpo é todo dividido por segmentos, o que lhe confere a qualidade extraordinária de se reconstituir quando lhe é amputada alguma parte.
O que realmente é interessante é que a minhoca é hermafrodita, ou seja possui os dois sexos, mas, ao contrário de outros animais nestas circunstâncias, não consegue autofecundar-se.
Então, são necessárias duas minhocas para a dita fecundação: o lado feminino de uma comunica com o masculino da outra e vice-versa.

Curiosidades Sobre A Barata

barataEm Busca do Salário Família

Um casal de B. germanica pode produzir em condições ideais no período de um ano, cerca de 10.000 indivíduos considerando-se a primeira e segunda gerações.

Comprovado: Baratas não falam inglês

Das cerca de 4.000 espécies da Ordem Blatodea encontradas no mundo, apenas cerca de 70 ocorrem nos Estados Unidos.

AGHH!

Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios de alimento em seus lábios, podendo causar um tipo de erupção dérmica, denominada Herpes blattae. Da mesma maneira os cílios, unhas e ferimentos expostos também estão sujeitos à ação roedora das mandíbulas das baratas.

Perfume Francês

As baratas produzem secreções odorosas de vários pontos de seu corpo, a fim de demarcarem o ambiente. Este cheiro pode alterar o sabor dos alimentos tocados por ela. Quando a infestação é alta, seu cheiro pode ficar impregnado no ambiente e pessoas podem detectar sua presença pelo odor.

Se não tem travesseiros, Dê As Costas…

As baratas se acasalam mantendo o corpo em oposição, ou seja, uma extremidade caudal junta da outra.

Estou com dor de cabeça

Se não houver o macho, algumas espécies de barata podem ser reproduzir partogeneticamente, ou seja, sem a intervenção do macho. Neste caso, a maioria dos os ovos postos por fêmeas que não se acasalaram não chegarão a eclodir e aqueles que formarem ninfas irão produzir novas gerações unicamente de fêmeas.

Carona, por favor

As baratas não são bons insetos voadores, sendo o meio de disseminação mais comum é propiciado pelo próprio homem. As baratas escondem-se em engradados, caixas e sacos, atingindo o mundo todo.

Passando a vida no Buraco

As baratas despendem cerca de 75% de seu tempo no interior de fendas e rachaduras. Os locais preferidos estão próximos de uma fonte de alimento e água, com calor e alta umidade relativa.

Passando a vida no Buraco – 2

As baratas devido ao seu corpo chato podem se esconder em frestas bem pequenas.
Estágio de Desenvolvimento
Medida da abertura (fresta)
ninfa de 1º e 2º estádios
0,5 mm
Ninfa de 4º estádio
1,0 mm
macho adulto
1,6 mm
fêmea adulta com ooteca
4,5 mm

Bobeou dançou, a barata comeu

São onívoras, ou seja, comem de tudo que tenha algum valor nutritivo para elas. São particularmente atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. No entanto, podem se alimentar de queijos, cerveja, cremes, produtos de panificação, colas, cabelos, células descamadas da pele, cadáveres, matérias vegetais.

Na Ponta da Lingua

Quem se lembra do filme “A Mosca”, se lembra do ator principal regurgitando um líquido para poder comer alimentos sólidos. As baratas precisam fazem o mesmo: regurgitam líquido de sua boca ao comer, para digerirem o alimento e poderem ingeri-lo.

Por que as orcas são chamadas de baleias assassinas?


orca
Figuras proeminentes nos parques aquáticos mais importantes do mundo, as orcas sustentam o assustador apelido de baleia assassina.Mas de acordo com a explicação do biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo, essa alcunha é injusta.
“Esta situação decorre da orca ser um grande caçador. Eles agem em grupo e com grande eficiência”, explica o biólogo. Domenichelli destaca também outros comportamentos que causou a orca que ganhou o apelido.
Ele disse que era comum a mãe orca matar suas presas sem matá-la imediatamente. Assim, é possível que alguma luz ainda vivem presas para seus filhotes. “Isto é para os animais mais jovens aprendem a caçar.”
Outro hábito orca pode ter sido interpretado como sadismo, é que ele matou sua fling presas no ar, e pô-lo com a cauda. Este é o caso dos leões-marinhos que são mortos por orcas.
Neste caso, a violência só serve para Orca queda da carne e couro. Assim, fica mais fácil para ela comer apenas a carne de sua presa.

10 Doenças Mais Estranhas do Mundo

Uma pesquisa do jornal australiano Sydney Morning Herald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, mas para cada uma dessas doenças existe um batalhão de médicos tentando descobrir a causa. E principalmente a cura.

1. Síndrome do Sotaque Estrangeiro

Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês… ou italiano… ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronúncia e em outras características da fala. Um caso bem recente da síndrome do sotaque rolou com a britânica Lynda Walker, no mês passado. Após um infarto, Lynda acordou falando com sotaque jamaicano.

2. Síndrome de Capgras

Após sofrer uma desilusão com o cônjuge, com os pais ou com qualquer outro parente, a pessoa passa a acreditar que eles foram seqüestrados e substituídos por impostores. O sintoma por vezes se volta contra a própria vítima: ao se olhar no espelho, ela também acredita que está vendo a imagem de um farsante. Neurose total! O problema tende a atingir mais pessoas a partir dos 40 anos e suas causas ainda não são conhecidas. A síndrome foi descoberta pelo psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras,que a descreveu pela primeira vez em 1923. Em graus mais extremos, a vítima acha que até objetos inanimados, como cadeiras, mesas e livros, foram substituídos por réplicas exatas.

3. Síndrome de mão estranha

“Minha mão agiu por conta própria…” Essa desculpa usada por alguns cafajestes pode ser verdadeira. A síndrome em questão alien hand syndrome, em inglês faz com que uma das mãos da vítima pareça ganhar vida própria. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. O duro é que o doente não presta atenção na mão boba, até que ela faça alguma besteira. A mão doida é capaz de ações complexas, como abrir zíperes… Os efeitos da falta de controle sobre a mãopodem ser reduzidos dando a ela uma tarefa qualquer, tarefa qualquer, como segurar um objeto.

4. Síndrome de alíce no país das maravilhas

Doença que provoca distorções na percepção visual da vítima, fazendo com que alguns objetos próximos pareçam desproporcionalmente minúsculos. O distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1955, pelo psiquiatra inglês John Todd, que o batizou em homenagem ao livro de Lewis Carroll. Na obra, a protagonista Alice enxerga coisas desproporcionais, como se estivesse numa “viagem” provocada por LSD. As vítimas da síndrome também vêem distorções no próprio corpo, acreditando que parte dele está mudando de forma ou de tamanho.

5. Pica

Esse nome também estranho não tem nada de pornográfico: pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. E a pica a síndrome, é claro… faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo… O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago…

6. Maldição de Ondina

O nome bizarro é uma referência a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã européia. A doença, mais estranha ainda, faz com que as vítimas percam o controle da respiração.
Se não ficar atento, o sujeito simplesmente esquece de respirar e acaba sufocado! A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionada com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um ventilador no rosto para não ficar sem ar!

7. Síndrome de Cotard

Depressão extrema, em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo… Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente se tornar realidade. O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880. Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente, contraditoriamente, também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.

8. Síndrome de Ríley-Day

Se você já sonhou em nunca mais sentir nenhuma dor, cuidado com o que pede… As vítimas dessa doença não sentem dores, mas isso é um problemão. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. A doença é causada por uma mutação no gene IKBKAP do cromossomo 9 e foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos.

9. Síndrome da Redução Genital

Também conhecido como koro, esse distúrbio mental deixa a pessoa convencida de que seus genitais estão desaparecendo. A maioria dos casos até hoje foi relatada em países da Ásia ou da África, e em muitos deles a síndrome parece ter sido contagiosa! Um dos episódios mais estranhos ocorreu em Cingapura, em 1967, quando o serviço de saúde local registrou centenas de casos de homens que acreditavam que seu pênis estava sumindo. Um único caso da síndrome da redução genital foi registrado até hoje no Brasil, no Instituto de Psiquiatria da USP. Convencido de que seu pênis estava sumindo, o doente tentou se matar com duas facadas no abdômen!

10. Cegueira Emocional

A expressão “cego de emoção” existe na prática, e pode acontecer com qualquer pessoa normal. O problema foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Depois de olhar para alguma imagem forte, principalmente com conteúdo pornográfico, a maioria das pessoas perde a vista por um curto espaço de tempo – décimos de segundo na verdade. Até agora, nenhum especialista conseguiu explicar o porquê dessa reação. A descoberta da cegueira emocional deu origem a um movimento no Congresso americano para que seja banida toda a publicidade com apelo erótico em grandes rodovias do país.