Depois de tantos rumores, notícias soltas e fotos de protótipos do Sony Ericsson Xperia Play- conhecido informalmente como "PlayStation Phone" -, finalmente um modelo caiu nas mãos de um blogueiro especialista em smartphones e gadgets.
O teste foi feito pelo editor-colaborador do portal de tecnologia Engadget Richard Lai, que dissecou o Android (para ser mais exato, a versão 2.3 Gingerbread), sanando todas as dúvidas dos fãs do console, ansiosos pelo anúncio oficial do lançamento do PSPhone. Confira os detalhes do preview.
Hardware
O smartphone possui uma tela LCD touchscreen de 4 polegadas com resolução 854x480 que, segundo Lai, tem um bom desempenho na reprodução de cores e um bom ângulo de visualização. Segundo rumores (dos quais ele não pode confirmar), essa tela possui tecnologia Bravia, otimizando-a para a visualização de vídeos.
Outro detalhe não confirmado é o chipset usado no Xperia Play, mas o mais provável é que realmente tenham usado chips Qualcomm MSM8655. Por outro lado, o menu de informações sobre o telefone revela o uso de um processador Core de 1Ghz com 512 Mb de memória RAM e processador gráfico Adreno 205 - o mesmo utilizado no HTC Desire HD e no Xperia Arc (ainda a ser lançado).
Compatível com a tecnologia HSDPA (conhecida como 3,5G), o PlayStation Phone vem com o 'trio Android de conectividade' Bluetooth, GPS e Wi-Fi. O chip usado para isso é um Broadcom BCM 4329, compatível com o padrão wireless 802.11n, além de vir com transmissor FM.
Além disso, segundo Richard Lai, a bateria de 1500mAh é a mesma usada no X10, capaz de aguentar tranquilo um dia de uso 'normal' com conexão 3G ativa e algumas fotos tiradas ao acaso; e sua montagem permite a troca do cartão SIM ou do microSD sem problema.
Design
A Sony resolveu manter aqueles mesmos botões de função do Android usados no Xperia X1, contrariando a tendência geral de deixá-los no touchscreen. Por outro lado, os botões físicos realmente podem ter sido uma boa opção, e por ser necessário pressioná-los, um esbarrão acidental não atrapalhará o jogador durante o seu uso.
No lado direito do telefone, na lateral, há dois botões grandes (um em cima e outro embaixo) que, ao puxar o controle retrátil, relevam suas funções de "L & R", assim como nos controles do videogame. Já na lateral superior, dois pequenos altofalantes próximos ao botão de energia e do microUSB dão uma boa (boa mesmo) potência às músicas e efeitos dos jogos.
O controle retrátil do Sony Ericsson Xperia Play segue o mesmo design do controle do PlayStation, e leva o mesmo estilo slide do PSP Go. Nele, dois pads localizados entre os botões direcionais e de comandos de jogo servem como pequenos Dual-Shock's para os games (além de servirem como pads no Android).
E antes de falar da sua potente câmera, um pequeno detalhe abaixo dos LEDs do flash chama atenção: Um pequeno buraco com a indicação de "2nd mic" que, assim como no Nexus One, é usado para o cancelamento de ruído ambiente.
Câmera
Sua câmera de 5MP com foco automático e flash LED foi capaz de tirar "fotos nítidas, com cores vibrantes (avermelhadas, embora seja um pouco forte), e com um macro de alta qualidade", disse Lai. Nas fotos noturnas, no entanto, ele declarou algumas dificuldades com a função de "clique para focar" (onde o seu dedo estiver posicionado, na tela, é onde a câmera focará), e o auto-foco não reconheceu bem o ambiente. O pior para ele, no entanto, é que não é possível gravar vídeos em 790p - o máximo é de 800 x480. Mas tá bom, não?
Software
Nas palavras de Lai, "usei o Xperia Play como meu principal telefone por alguns dias, e para nossa surpresa, ele foi bem tranquilo e bastante estável na maior parte do tempo". A menção de surpresa, como cita no decorrer do texto, é por conta do 'pesadelo' que ele teve ao testar o X10.
Não há muito o que falar do software - é o Android 2.3. Função de hotspot Wi-Fi, novos ícones de status, nova ferramenta de seleção de texto, e o visual diferenciado. Mas as poucas mudanças na interface, feitas pela Sony, trouxeram algumas pequenas melhorias.
O Timescape - widget que faz uma linha do tempo com todas as suas ligações, e-mails, mensagens,... - continua lá torrando memória, mas ele pode ser desabilitado. Além disso, aSony optou por manter o player de música original do Android, ao invés de usar um aplicativo próprio, como feitos nos outros modelos.
No desempenho, o telefone se saiu muito bem ao reproduzir um vídeo em HP 720p, mas o telefone não reconhece as extensões AVI ou MKV.
O 'desktop' vem vários apps e recursos para melhorar a performance e usabilidade do telefone, tal como o movimento de pinça na tela principal, que reúne todos os widgets em uma tela só. Outra coisa legal é a organização do menu de aplicativos, que podem ser arrumados por nome, por frequência de uso e por data de instalação.
Na fome de experimentar algum jogo (função que estava desabilitada no protótipo), o editor da Engadget acabou baixando os emuladores de PlayStation e de GameBoy (oi?) no Android Market, testando-o na marra. Resultado: Rodando Ridge Racer Revolution, Tony Hawk's Pro Skater 4, Gundam Battle Assault 2, e Super Mario Bros. 4, o Sony Ericsson Xperia Play rodaram perfeitamente.Entre os aplicativos, um mistério: oPlayStation Pocket. Segundo Lai, aparentemente a ferramenta apenas gerencia os jogos baixados. "Mas, e como conseguimos baixar os jogos?", brinca. Em sua suposição, aparentemente haverá uma loja de aplicativos dedicada apenas para os games do Xperia Play.